LEGO® TERAPIA
A LEGO® Terapia teve origem nos Estados Unidos, a partir dos estudos do neuropsicólogo Daniel Legoff. Ele notou que dois de seus pacientes autistas demonstravam maior interesse pelo LEGO® durante as sessões em comparação a outros brinquedos disponíveis.
O aspecto fascinante foi que esse interesse comum facilitou a interação espontânea entre os dois pacientes, proporcionando-lhes uma sensação de pertencimento. Legoff observou que as crianças conseguiam colaborar efetivamente ao trabalhar em equipe com o LEGO®, identificando nisso uma oportunidade para intervir nos comportamentos das crianças.
O aspecto fascinante foi que esse interesse comum facilitou a interação espontânea entre os dois pacientes, proporcionando-lhes uma sensação de pertencimento. Legoff observou que as crianças conseguiam colaborar efetivamente ao trabalhar em equipe com o LEGO®, identificando nisso uma oportunidade para intervir nos comportamentos das crianças.
Motivado por essa observação, ele formou uma equipe para conduzir estudos e desenvolver a abordagem da Terapia Lego para crianças com autismo.
Como funciona a LEGO® Terapia? As crianças dentro do trantorno do espectro do autismo enfrentam desafios sociais, mas se destacam em atividades metódicas, como a construção.
Como funciona a LEGO® Terapia? As crianças dentro do trantorno do espectro do autismo enfrentam desafios sociais, mas se destacam em atividades metódicas, como a construção.
O LEGO® oferece uma oportunidade para essa abordagem, permitindo montagens sistemáticas com regras predefinidas.
Na LEGO® Terapia para crianças, é possível trabalhar em grupos, incentivando a interação. Isso estimula a comunicação, resolução de problemas, criatividade e interação social, pois todos colaboram na resolução das montagens.
Na LEGO® Terapia para crianças, é possível trabalhar em grupos, incentivando a interação. Isso estimula a comunicação, resolução de problemas, criatividade e interação social, pois todos colaboram na resolução das montagens.
A LEGO® Terapia, também conhecida como " Clube LEGO® ", pode ser realizada por um período de tempo, permitindo interações fora do grupo.
Em cada sessão, são atribuídos diferentes papéis, como engenheiro, fornecedor e construtor, que são alternados entre os participantes. A terapeuta atua como facilitadora da interação, identificando dificuldades sociais, estimulando soluções e abordando comportamentos inadequados de forma naturalista e comum à criança.
Em cada sessão, são atribuídos diferentes papéis, como engenheiro, fornecedor e construtor, que são alternados entre os participantes. A terapeuta atua como facilitadora da interação, identificando dificuldades sociais, estimulando soluções e abordando comportamentos inadequados de forma naturalista e comum à criança.
Recomenda-se para crianças típicas ou atípicas a partir de 3 anos, sendo uma alternativa eficaz para compreender e abordar comportamentos inadequados de forma lúdica.
É importante ressaltar que cada criança é única, e a abordagem correta pode exigir um entendimento prolongado do mundo particular da criança por parte do analista do comportamento. Apesar de ser uma opção promissora, a LEGO® Terapia ainda não é amplamente difundida no Brasil, havendo uma escassez de profissionais qualificados para aplicar essa abordagem.
É importante ressaltar que cada criança é única, e a abordagem correta pode exigir um entendimento prolongado do mundo particular da criança por parte do analista do comportamento. Apesar de ser uma opção promissora, a LEGO® Terapia ainda não é amplamente difundida no Brasil, havendo uma escassez de profissionais qualificados para aplicar essa abordagem.
A Neuropsicopedagoga Andréa Ferro tem capacitação específica na LEGO® Terapia, entre em contato e agende uma sessão para conhecer essa maravilhosa terapia que auxilia no desenvolvimento da criança, adolescente, adultos e idosos.